Você sabe o que é Kriya Yoga?

SATYALOK Lahiri Mahasaya Temple Sri Shyamacharan – Varanasi – Índia

Em maio deste ano (2018), eu fiz a minha primeira iniciação em Kriya Yoga com o meu Professor Osnir Cugenotta. Desde quando eu comecei a formação em Hatha Yoga com o Professor Osnir (em março de 2017), eu ouvia as histórias sobre Yogananda, Lahiri Mahasaya, alguns comentários de praticantes de Kriya e ficava muito curiosa para conhecer essa prática. Eu decidi escrever esse post, não para contar para vocês como praticar Kriya Yoga, pois esse é um tipo de Yoga que você aprende somente através de um professor autorizado e experiente. Ela não é secreta, qualquer pessoa pode fazer o curso de iniciação, mas precisa ser com um professor autorizado. Todo esse cuidado é para preservar o conhecimento. Essa minha primeira iniciação foi ainda mais especial pois foi junto com o meu irmão Walmir Correa e a minha amiga de infância Raphaela Féra. Foi a Rapha que apresentou o Yoga pra mim e para o Wal e desde então, estamos juntos nessa jornada desde 2004, um ajudando e apoiando o outro. 

Bom, vou colocar algumas informações sobre a Kriya Yoga, retiradas do livro Autobiografia de um Iogue, de Paramahansa Yogananda. Foi o Yogananda quem trouxe o Yoga para o Ocidente. Em breve eu vou escrever outro post sobre o livro, pois nesse post o meu foco é falar um pouquinho da Kriya Yoga. 

Para apresentar a Kriya para vocês eu retirei alguns trechos do capítulo “A ciência da Kriya Yoga”:

“Kriya Yoga é um método simples, psicofisiológico, pelo qual o sangue humano se descarboniza e é recarregado com oxigênio. Os átomos desse oxigênio extra são transmutados em corrente vital, para rejuvenescer o cérebro e os centros da coluna vertebral. Sustando a acumulação de sangue venoso, o iogue adiantado transmuta suas células em energia. Elias, Jesus, Kabir e outros profetas foram no passado, mestres no uso de Kriya ou técnica semelhante… “

“A Kriya é uma ciência antiga. Lahiri Mahasaya recebeu-a de seu grande guru, Babaji…”

“A Kriya Yoga que estou transmitindo ao mundo por seu intermédio neste século XIX – dissera Babaji a Lahiri Mahasaya – é a revivificação da mesma ciência que Krishna deu há milênios a Arjuna; e que foi mais tarde conhecida por Patañjali e Cristo, e por São João, São Paulo e outros.”

“A Kriya Yoga é duas vezes mencionada pelo antigo sábio Patañjali, o mais notável expoente da ioga, que escreveu: “A Kriya Yoga consiste em disciplina física, controle mental e meditação em Om.” Patañjali refere-se a Deus como o verdadeiro Som Cósmico de Om, que é ouvido em meditação. Om é o Verbo Criador, o zumbido do Motor Cósmico, a testemunha da Presença Divina. Até mesmo o iniciante em ioga pode logo ouvir o maravilhoso som de Om. Recebendo este beatífico encorajamento espiritual, torna-se convencido de sua comunhão com os reinos sobrenaturais.”

A Kriya Yoga é uma técnica de meditação. Qualquer pessoa pode fazer. Como tudo na vida o sucesso nessa prática será uma questão de treino, vontade, disciplina e tempo. É uma prática para ser feita todos os dias, sem pressa e ansiedade. Depois de tantos anos de praticando Yoga, eu fico feliz em ter encontrado a Kriya Yoga agora. Acredito que esta prática chegou na minha vida no momento certo. Estou muito feliz e por isso eu quis escrever esse post e compartilhar com vocês!

Namaste!

Deixe um comentário